Arcanjos
Quem são e o que são os arcanjos?
A existência de anjos é uma verdade de fé. A sua presença na Bíblia é o testemunho mais incontroverso. São seres incorpóreos, espirituais, perfeitos, criados por Deus no início dos tempos com o objetivo de torná-lo seus servos e mensageiros. Contemplam desde sempre e para sempre a face de Deus, prontos a acorrer a todos os seus mandamentos, ouvintes atentos e executores da Sua palavra.
São, portanto, espíritos que existem para Ele e n’Ele, e que, no entanto, também estão próximos do Homem, transmissores fiéis da vontade do Altíssimo às suas criaturas.
Os anjos, portanto, vivem na contemplação de Deus e agem como mensageiros.
E os Arcanjos?
Desde a Antiguidade, considera-se o facto de que as hostes angelicais são organizadas numa espécie de Corte celestial, em que os anjos têm diferentes graus e dignidades. Os três arcanjos ocupam as mais altas esferas dessa hierarquia angélica. Também eles têm tarefas semelhantes às dos anjos comuns, mas os seus deveres são ainda maiores e mais importantes. Sua é a tarefa de contemplar Deus, dia e noite, para glorificá-lo incessantemente, preservando e protegendo o seu mistério. Os seus próprios nomes sugerem o seu papel e a sua própria natureza: todos terminam com “El”, que significa “Deus”.
A Sagrada Escritura atribui a cada Arcanjo uma missão particular.
Miguel é o guerreiro que luta contra Satanás e os seus emissários (Jo 9, Ap 12, 7, cf. Zec 13: 1-2), o defensor daqueles que amam a Deus (Dn 10, 13.21), o protetor do povo de Deus (Dn. 12, 1).
Gabriel é um dos espíritos mais próximos de Deus, diante do seu Trono celestial (Lc 1, 19), aquele que revelou a Daniel os segredos do plano de Deus (Dn 8, 16; 9, 21-22), anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista (Lc 1,11-20) e a Maria o de Jesus (Lc 1,26-38).
Rafael está diante do trono de Deus (Tb 12, 15, cf. Apocalipse 8:2), acompanha e protege Tobias na sua jornada perigosa e cura o seu pai da cegueira e a sua futura esposa da influência do maligno.
Em geral, portanto, a tarefa dos três Arcanjos, além da contemplação de Deus, é comunicar ao homem de diferentes maneiras a sua vontade, ser inspiração para os seres humanos, catalisadores da graça divina para eles.
Fonte: Holyart Clique aqui.
Comentários