Piedade



 Práticas de Piedade




substantivo feminino
  1. 1.
    devoção, amor pelas coisas religiosas; religiosidade.
    • 2.
      compaixão pelo sofrimento alheio; comiseração, dó, misericórdia.


    Muitas pessoas desejam viver a vida religiosa mais profundamente mas não sabem como. Para evitar transformar a religião em mero sentimentalismo, vagos desejos de melhora pessoal e de busca da verdade, existem as práticas de piedade cristã, tradicionais na Igreja e aprovadas e comprovadas pelos santos ao longo dos séculos.

    A primeira delas é o oferecimento do dia: trata-se simplesmente de elevar o pensamento a Deus ao acordar para agradecer pela vida e oferecer todos os atos daquele dia.

    Em seguida, muita gente costuma, ainda pela manhã, fazer alguns minutos de oração. Oração significa simplesmente conversar com Deus, em silêncio. Pode ser no seu quarto, numa igreja ou em outro local qualquer que resguarde o recolhimento. Alguns preferem orar à tarde. Outros, um pouco de manhã, um pouco à tarde. Não importa. O que importa é seguir o exemplo da vida de oração de Cristo.

    Ainda pela manhã, é tradicional a leitura do Evangelho. É a melhor forma de conhecermos a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Basta alguns minutos de leitura e meditação por dia, pois o conteúdo dos Evangelhos é muito rico.

    Ao meio-dia, reze a antiquíssima oração do Angelus, uma homenagem a Maria. Você pode obter esta prece facilmente na internet. Também não vai tomar muito o seu tempo.

    leitura espiritual é outra importante prática para crescer no conhecimento da doutrina e na vida de piedade. Pode ser uma biografia de um santo, um livro sobre virtudes, um estudo sobre milagres, sobre as aparições de Maria, o Catecismo, material não falta, basta escolher um tema do seu interesse, dê preferência aos clássicos. Marque no relógio uns dez minutos, não precisa mais. Por uma questão de distribuição ao longo do dia, você pode fazer a leitura à tarde.

    terço é outro costume católico de longa data. Em todas as aparições recentes, Maria tem nos pedido para rezar o terço. Talvez porque seja uma oração que pode ser rezada por qualquer pessoa, sob diversas circunstâncias. Também pela pedagogia divina embutida numa oração repetitiva e simples. Muita gente gosta de rezar o terço em família.

    Do ponto de vista do crescimento pessoal, o exame de consciência, no fim do dia, é a prática mais importante porque é o momento de analisar o nosso dia, ver o que fizemos de bom e de ruim, o que podíamos ter feito melhor, descobrir as nossas omissões e tirar algum propósito de melhora. Só diante de Deus podemos ser totalmente sinceros pois Ele tudo vê e tudo sabe, e a sinceridade com Deus é a única forma de deixarmos de mentir para nós mesmos. A mentira para si mesmo é o caminho seguro para a neurose, segundo psiquiatras, e por isso o exame de consciência é a prática de piedade garantidora da saúde mental.

    Ao lado destas práticas, não podemos esquecer da Santa Missa (de obrigatoriedade dominical) e da Confissão, o sacramento da misericórdia de Deus (é melhor passar um pouco de vergonha agora na frente do Padre do que ser condenado no dia do juízo – na frente de Deus não vai tem conversa mole!). Muitas pessoas se esforçam para assistir a Missa não só aos domingos mas também durante a semana. Outros procuram se confessar pelo menos uma vez por mês.

    Se você não tem tempo de ir à Missa, não custa nada conhecer outra prática católica: a visita ao Santíssimo Sacramento. São apenas alguns momentos de adoração ao Deus feito Pão, presente em todos os Sacrários do mundo por amor a você.

    Um modo de dar início a estas práticas é escolher uma – umazinha só! – aquela que mais impacto vai causar na sua vida e mais benefício vai trazer a você. Coloque-a em prática durante algum tempo, até ser incorporada no seu dia a dia. Depois, escolha outra, e assim por diante. O importante é não cair nos extremos: nem desanimar porque não consegue fazer o que planejou, nem usar esta lista como uma folha de deveres cumpridos ou de condecorações, uma relação de troféus e títulos para se exibir.

    Acima de tudo, lembre-se da frase de Mateus 24, 13:

    – “Aquele que perserverar até o fim, esse será salvo.”


    Fonte:  Sete Alegrias (rrhashimoto)

    Clique aqui.

    *****

    Comentários

    Mais vistas!

    Nossa Mensagem