JSC e a Penitência

 





JSC. Clique aqui.



O Papa Leão Magno aconselhava:

“Mortifiquemos um pouco o homem exterior, para que o interior seja restaurado. Perdendo um pouco do excesso corpóreo, o espírito robustece-se”. 

As práticas penitenciais são tão importantes na busca da conversão, que a observância de algumas delas foram indicadas como um dos mandamentos da Igreja. 

Muito mais do que preceitos, essas práticas penitenciais revelam ser busca pela perfeição no amor.

O quarto mandamento da Igreja diz que é preciso “jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja”. 

Os dias e tempos penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas-feiras do ano, e o tempo da Quaresma. 

Estão obrigados à lei da abstinência os católicos que tiverem completado quatorze anos de idade, e, 

obrigados à lei do jejum todos os católicos maiores de idade até os 60 anos começados.


Fonte:  Canção Nova: Formação. Clique aqui.



Penitência são atos como: 

jejuns, orações, esmolas, vigílias, peregrinações que os fiéis — ou a alguns tipos de religião — oferecem a Deus como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados dentre os diversos ramos do Cristianismo — de diferentes formas — com a finalidade de expiação dos pecados; tendo o significado de um sacrifício pessoal do fiel, pagando um pecado cometido, ou agradecendo uma graça recebida.

A penitência pode assumir variadas formas, nomeadamente a reparação proporcional do mal feito:

 a perseverança em orações e na prática das boas obras,

 a leitura e a meditação de passagens da Bíblia, a vigília,

o jejum e abstinência (autoflagelação corporal) e a esmola.


A penitência pode ser definida durante a confissão que é o sacramento pelo qual o fiel se reconcilia com Deus, obtendo o perdão pelos seus pecados. 

Primeiro, o pecador deve fazer um exame de consciência, arrepender-se, e depois confessar-se. 

Por fim, cumprir a penitência que lhe é dada, assumindo, em plena convicção, o propósito de não mais pecar.  

A "contrição no coração" = Quando do abismo, te encontrar e procurar o Senhor: Teu Deus, o Encontrará.

Fontes: Monastério. Clique aqui.

Wikipédia.


*


Aula de Bíblia


"Mas o Senhor é paciente; façamos, pois, penitência por isso e peçamos-lhe perdão com lágrimas nos olhos, (Judite 8, 14) 


"Foi divinamente destinado a levar o povo à penitência, e robusteceu a piedade numa época de pecado. (Eclesiástico 49, 3)"
 - Bíblia Católica Online


Vós convertestes o meu pranto em prazer, tirastes minhas vestes de penitência e me cingistes de alegria. (Salmos 29, 12)"
 - Bíblia Católica Online


"“Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”. (São Marcos 1, 15)"
 - Bíblia Católica Online


"Dai, pois, frutos de verdadeira penitência. (São Mateus 3, 8)"
 - Bíblia Católica Online


**********


Leia mais em: Clique aqui.   https://www.bibliacatolica.com.br/


Comentários

Mais vistas!

Nossa Mensagem